quarta-feira, outubro 25, 2006

Atenção

Peço a atenção a todos aqueles que se preocupam pela ética do jornalista (fotojornalista no caso), para verem os comentários do post "A festa do futebol".

8 comentários:

PauloCordeiro disse...

O que é, na tua maneira de vêr, uma fotografia fabricada?

P.S - Lês-te o email que te enviei?

Xplink disse...

Se se trata de fotojornalismo, na minha modesta opinião, tens que fotografar conforme as coisas acontecem, sem interferires...se for retrato ou foto de autor a conversa é outra...... Se ajeitas as coisas pra foto do tipo, o amigo chegue prali, e o amigo pracolá, então tas a "fabricar" a notícia, não? É o mesmo que incentivares um gajo a dar um tiro noutro (passe a hipérbole!), para depois escreveres sobre isso! Será jornalismo? Para mim não...

PauloCordeiro disse...

Acho que todos os fotojornalistas já "fabricaram" fotos,
de uma forma ou de outra, por um ou por outro motivo, com mais gravidade ou menos ou mesmo sem gravidade nenhuma (dependendo do conteudo da noticia). Falta de ética? Talvez...Seremos nós "obrigados" a isso? Talvez...Isto é assunto que nunca mais acaba...na maioria das publicações não se faz fotojornalismo, preenche-se espaços que, muitas vezes, já estão pré concebidos por pessoas que se julgam os maiores e que nada percebem de fotografia e/ou de fotojornalismo e que até acham que uma foto ao alto se pode cortar para o baixo e vice versa. Ou trabalhas segundo os "padrões" deles ou não trabalhas...(isto no caso dos freelancers). Mas continuo a dizer que isto é assunto que nunca mais acaba...

Xplink disse...

Pois...é uma discussão interminavel! Mas possível.

PauloCordeiro disse...

Tenho pena que mais ninguém tenha participado neste post. A ética do fotojornalista é assim tão dificíl de comentar???
Vamos lá malta, TOCA A PARTICIPAR neste assunto que interessa a todos.

Rodrigo Cabrita disse...

Nuno, gostei muito da tua história dos famosos que fabricam fotos. De facto assim é. Tb já me desiludi com mtos deles pq pensava que fotojornalismo era o puro e duro e quem tiver capacidade retira o melhor disso, quem não tiver fabrica! Das agências aos jornais, mtos fazem isso. À descarada! E de ano para ano, venho a constatar que nos concursos de fotografia mto "fabricanço" leva prémios. Bom, isto foi um pouco à pressão, mas o tempo escasseia! Abraços para os meus dois amigos!

PauloCordeiro disse...

Rodrigo:

"venho a constatar que nos concursos de fotografia mto "fabricanço" leva prémios"

A que foto(s) te referes?

Rodrigo Cabrita disse...

Muitas Paulo. E numa análise mais atenta, com todos os livros à frente, eu mostro-te. Não me parece difícil de ver em alguns casos. O prémio de artes por exemplo, deste ano...pareceu-te bem?