terça-feira, julho 03, 2007

As crianças

O que mais confusão me fez desde sempre, principalmente em cenarios de pobreza, são as crianças. Lá em casa miudos com três e quatro anos são tratados como bibelôs, "cuidado que cais, cuidado que te magoas". Tenho visto nos ultimos dias crianças de 4 e 5 anos carregarem pequenas pilhas de lenha, tomar conta do gado, etc,etc,etc... Realmente diz-se que as pessoas crescem conforme as circunstancias e é verdade... Uma coisa é certa, apos passar a desconfiança estes aqui têm um ar mais feliz do que muitos "meninos" da cidade com pilhas de brinquedos. Estes foram os olhos mais desconfiados, expressivos, brilhantes e esquivos que vi em Timor. Demorou tempo mas consegui fotografar! Ermera, 03 de Julho de 2007. (Foto: Nuno Veiga)

11 comentários:

post_it disse...

Saudações amigo Nuno "Pombo"! :- )
Desde o teu primeiro post de Timor que estava à espera de mais olhos, expressões e rostos do povo de Timor Lorosaeeeee! :-)
Que lindos olhos... e que histórias podíamos fantasiar à volta deles!
Agora a pergunta impões-se: onde estão as outras 4578 fotos que já tiraste? Queremos mais!!!!
Beijinhos
Stay Safe! :-)

Xplink disse...

Não coloquei mais fotos porque não quis poluir o "Cá do Alentejo" pois Timor não fica na dita região que eu tanto gosto como sabem. As outras 8 fotos mais ou menos jeitosas que tenho ficarão para outra oportunidade....

Eheheh!

post_it disse...

ehehehehh 8 fotos! Tá bem abelha! Fico à espera do blog http://cadomundo.blogspot.com
***

António P. disse...

Caro Nuno,
Se bem que o seu blog seja "Cá do Alentejo" acho excelente a sua reportagem sobre Timor.
Fico à espera de pelo menos as outras oito.
Contiunuação de boa estadia e cumprimentos

Anónimo disse...

que história é essa de nuno "pombo"??!!!

Anónimo disse...

Olha a admiração, de demores a fotografar olhos lindos mas assustados, as crianças qd olham para ti, todas sorriem.bjs.

Anónimo disse...

Gosto desta fotografia.
Não pelas razões apontadas, porque pouco têm a ver.
Sabe, os olhos só têm uma finalidade: vêr. E esses olhos já viram o que os seus, felizmente, nunca irão ver.
Bem haja.

Anónimo disse...

Se todos os "olhares do mundo" fossem como os das crianças, que bom que seria! Eles "dizem tudo", desde a sua ingenuidade a toda uma alegria contagiante, passando infelizmente pela amargura vivida por muitas. E os que eles sabem fazer melhor é pedir ajuda. Antes não fôsse necessário, mas assim sendo, que muitos de nós os saibamos "ouvir".
Angelina

Xplink disse...

Respondendo ao "anónimo":

Meu caro, o que estes olhos viram não está em causa...Se fala dos conflitos e mortes, etc,etc, se calhar esta criança até não viu assim tanto, uma vez que vive numa zona rural, quase isolada, na montanha, onde reina a tranquilidade. Não muito diferentes de olhos portuguêses que vivem em aldeias no "fim do mundo"...muitas até no alentejo.

Ze de Mello disse...

Caro Xplink,

Exijo aqui, e repetirei no meu blogue, quero uma exposição sua em Elvas, ou se preferir em Vila Boim que terá mais significado, mas quero-a JÁ!!

Parabéns!

Anónimo disse...

Sr Xplink
Bem haja!
Após 14 meses de Timor, na minha profissão, estes olhos mesmo habitando a montanha e apesar da tenra idade, já viram o que os seus nunca virão e Deus queira que nunca veja.
Gosto da fotografia.
Parabéns.