segunda-feira, outubro 30, 2006

By night

Alqueva quase cheia. Vista de noite é mais invulgar. Alqueva, 30 de Outubro de 2006. (Foto: Nuno Veiga)

Animais

Um campomaiorense passa pelo centro da vila os seus animais à "trela". Campo Maior, 4 de Outubro de 2006. (Foto:Nuno Veiga)

domingo, outubro 29, 2006

"Molha"

Por vezes ser-se ministro não é pêra doce. Que o diga o detentor da pasta da Defesa, Nuno Severiano Teixeira, quando no passado sábado (21/09) ao chegar à frente para presidir a uma parada militar, no âmbito das comemorações do Dia do Exército, começa a chover torrencialmente, pregando-lhe uma valente "molha". Sorriso amarelo, hein sôr Ministro! Évora, 21 de Outubro de 2006. (Foto: Nuno Veiga/Lusa)

Na montra

Bem, cada um tenta vender o seu produto, e apesar de não ser muito vulgar, aqui está uma montra de material sanitário. Se nunca tinham visto assim...eu tb não...! Avis, 11 de Setembro de 2004. (Foto: Nuno Veiga).

quinta-feira, outubro 26, 2006

Água

Imagem da Barragem de Alqueva no inicio, antes de tornar o alentejo num grande e bonito lago, com água de má qualidade..! Serve então para quê, se a água não presta? (Foto: Nuno Veiga)

quarta-feira, outubro 25, 2006

Atenção

Peço a atenção a todos aqueles que se preocupam pela ética do jornalista (fotojornalista no caso), para verem os comentários do post "A festa do futebol".

Novo Alentejo



Habitantes de uma aldeia junto ao lago de Alqueva disfrutam de um passeio de barco pelo seu "quintal", agora contemplado com o maior lago artificial da Europa. É assim o nosso novo alentejo! Alqueva, 20 de Junho de 2005. (Fotos: Nuno Veiga/Lusa)

terça-feira, outubro 24, 2006

Serena

Ela ali estava, serena, no meio do campo. Sem casa, carro, IVA, telefone, luz, gás, alimentação, creche, blá, blá.... para pagar! Longe da crise que se agrava, no meio do campo e tão serena... (Foto: Nuno Veiga)

segunda-feira, outubro 23, 2006

Ao vento

Já lá vai o tempo que o vento o fazia mexer, agora serve de enfeite à entrada da vila. Serpa, 21 de Outubro de 2006. (Foto:Nuno Veiga)

sexta-feira, outubro 20, 2006

Taça

Alternando entre o geladinho e a "torcida", um adepto vive um momento alto para o desporto alentejano, o Campomaiorense na final da Taça de Portugal 1998/1999. O Beira-mar levou a melhor por um golo, mas fica na memória de todos uma festa inesquecível, principalmente para os que como eu presenciaram "in loco". Jamor, 19 de Junho de 1999 (Foto:Nuno Veiga)

quinta-feira, outubro 19, 2006

Momentos no Kosovo

Hoje vamos até outro alentejo... Duas imagens de contraste no Kosovo, em cima o reencontro de familiares afastados há muito, no enclave servio de Goradebac, de onde muitas pessoas fugiram por medo de rataliações dos Albaneses. Em baixo uma familia chora a morte do "pai" devido à guerra, enterrado numa vala comum em em Katchanik, a poucos quilómetros da fronteira com a Macedonia. Kosovo, Agosto de 1999. (Fotos Nuno Veiga/Lusa)

terça-feira, outubro 17, 2006

Apagou-se a Luz....


Desmantelamento da velha Aldeia da Luz, com uma fachada ainda por derrubar a servir de observatório para os trabalhadores, pouco antes de se...apagar! Aldeia da Luz (a velha), 14 de Maio de 2003. (Foto:Nuno Veiga)

segunda-feira, outubro 16, 2006

A festa do futebol

Este é o exemplo do que deveria ser sempre o ambiente à volta do futebol, uma Festa! Por se ter tornado um desporto de fanáticos doentios e para fanáticos doentios, eu prefiro o ciclismo... Final do Euro 2004, Lisboa, 4 de Julho de 2004. (Foto: Nuno VEiga)

sábado, outubro 14, 2006

Modernices...

No nosso tempo não era assim... era mais jogar ao "Mata". Dia da visita do Primeiro Ministro José Sócrates à EB1 de Oriola, no âmbito da ligação em banda larga de todas as escolas portuguesas. Portel, 31 de Janeiro de 2006. (Foto:Nuno Veiga)

sexta-feira, outubro 13, 2006

O dono do mundo!

O "Dono do Mundo" resolveu invadir o Iraque em 2003, com motivos muito dúbios. O número de mortes relacionado com esta intromissão anglo-americana é brutal. Incluindo para os jornalistas, uma vez que é já a guerra com maior número de jornalistas mortos, cerca de uma centena. Realmente este senhor, para além de "burro" é altamente nocivo, o que prova que os americanos em geral também não podem ser muito espertos! Espero que não me entre um míssil pela sala nos próximos dias..! * Manifestação contra a guerra no Iraque, Évora 15 de Fevereiro de 2003. * (Foto:Nuno Veiga/Lusa)

quinta-feira, outubro 12, 2006

Veja lá não se molhe!

Lá estava a "corja" todo preocupada para que o "senhor" não molhasse a "carola"! Enfim...mais valia trabalharem, que o país está de crise! Inauguração da Barragem de Pedrogão, Vidigueira, 17 de Março de 2006. (Foto:Nuno Veiga)

segunda-feira, outubro 09, 2006

A caminho do S. Mateus

Homens...


...ou mulheres de fé...


...crianças distraidas...


...ou atentas à passada...


...acompanham o pendão pela cidade...


...ou ficam a vê-lo passar...


...a caminho da Piedade...


...que a festa vai começar!
Procissão de São Mateus, a grande festa da cidade. Elvas, 20 de Setembro de 2006. (Fotos:Nuno Veiga)

Bem-vindos ao alentejo

Continuando na saga dos céus alentejanos (até porque não se passa nada por cá), e aproveitando antes que chegue o céu cinzento de inverno, cá vai mais uma como que a dizer "Bem-vindos ao alentejo". Elvas, 8 de Outubro de 2006. (Foto:Nuno Veiga)

sábado, outubro 07, 2006

Caminhos de Portugal




Pelotão da Volta a Portugal do Futuro pelos caminhos de Portugal. Junho de 2006. (Fotos:Nuno VEiga)

quarta-feira, outubro 04, 2006

Alô Vidigueira?




Estas sairam do fundo baú, ainda do tempo do negativo. Fui buscar para presentear o meu amigo Manuel Madeira, jornalista de "A Bola", que pelo post que nos dedicou no seu blog Veloluso (sobre ciclismo, a sua especialidade), deu a entender as saudades que tem do "nosso" alentejo! Manel, estas pessoas não são da Vidigueira, mas bem podiam ser os teus antigos vizinhos.... abraço! S.Marcos do Campo (Reguengos), um dia qualquer destes. (Fotos:Nuno VEiga)

terça-feira, outubro 03, 2006

Mudam-se os tempos...

Que a tradição já não é o que era já todos sabemos. Nota-se até nas gerações mais avançadas, como o caso deste senhor que vestiu o seu fato, colocou o seu chapeu, mas resolveu acompanha-los da t-shirt da Selecção, para ir até um almoço de idosos na iniciativa"Festa da Vida", em Portalegre, 29 de Setembro de 2006. (Foto:Nuno Veiga)

Prémios Liberty


Estas duas fotos ganharam os primeiros prémios nas categorias "Momento Liberty" e "Melhor foto em prova", respectivamente, do Prémio de Fotojornalismo Liberty Seguros 2006, dedicado ao ciclismo.
A vitória deveu-se sobretudo à sorte no momento da escolha por parte do Júri, ao brilhante esforço do ciclista Filipe Cardoso no contra-relógio, ao alentejo por ter paisagens magnificas, à maquina que felizmente não encravou, entre muitos outros factores... Em nome de todos eles e meu, eu agradeço e aceito o cheque! (Fotos:Nuno Veiga)

segunda-feira, outubro 02, 2006

Céu alentejano





Hoje o céu estava assim. O alentejo tem destas agradáveis surpresas. Roam-se de inveja aqueles que não têm o privilégio de assistir a espectáculos destes... Portalegre, 1 de Outubro de 2006. (Fotos:Nuno Veiga)

domingo, outubro 01, 2006

Cabeça de Bola

Jogo de basquetebol entre o Benfica e Porto a contar para as meias-finais do Torneio dos Campeões. Portalegre, 30 de Setembro de 2006. (Foto:Nuno Veiga/Lusa)